Banda Mamonas Assassinas, grande sucesso
dos anos 1990
|
Os anos 90 não teve todo o seu glamour, e a década que ficou à sombra dos anos 80 (os anos de ouro), apesar da explosão de grandes gravações nacionais, assim como a grande expansão da rádio nacional.
A década de 90 não foi tão popular, porém as Músicas dos anos 90 certamente são lembradas até os dias de hoje, sejam pelas melodias contagiantes ou pelos figurinos excêntricos dos artistas. A cultura jovem foi marcada pelas gravações de vídeo clips, o pop da época era o som que agitava a galera.
Um olhar para a música de consumo popular daquela década vai apontar três correntes majoritárias: Sertanejo, Axé e Pagode. Artistas destes gêneros foram campões de vendas e visibilidade de mídia, num espectro que abrangia gente como Daniela Mercury, É O Tchan, Raça Negra e Zezé di Camargo e Luciano.
O Rock, por exemplo, ainda que tenha avançado em termos criativos ao longo dos anos 1990, só conseguiu chegar ao topo de paradas de sucesso com fenômenos como Mamonas Assassinas ou o disco acústico dos Titãs.
Sobre “novidade”, desde meados dos anos 1980, o mundo já ensaiava o que se entendeu por Globalização.
Capa do Disco Raça Negra de 1993
|
Ou seja, a Globalização era uma espécie de contrapartida cultural, onde se copiava mais o que vinha de fora, do que se criava algo novo.
As ideias de “conexão”, “interconexão”, “sintonia”, enfim, tudo o que indicasse a capacidade de enxergar o mundo e a si próprio dentro deste mundo, no qual a tecnologia vinha para resolver o problema das distâncias, era, automaticamente considerado moderno.
Claudinho e Buchecha - nosso sonho: https://www.youtube.com/watch?v=4LaBRi4sm5I&list=PLGUwEHGA8vYx1EgAlAYzYdeQfpiynC7gu&index=6
Dessa forma, estava liberada toda e qualquer fusão que mostrasse o Brasil contextualizado num mundo, usando suas referências clássicas de pluralidade racial e cultural, aliando tudo isso a uma realidade global e uniformizadora.
mulher de fases raimundos: https://www.youtube.com/watch?v=9mIwlGmc-wg&list=PLGUwEHGA8vYx1EgAlAYzYdeQfpiynC7gu&index=9
Banda Raimundos no MTV ao vivo
|
Quem mais apreoveitou esse momento de globalização foi o pessoal do Hip Hop paulistano, Racionais MC’s e Thaíde & DJ Hum à frente, que foram capazes de absorver as influências do original americano e adaptá-lo à realidade local, no caso, a periferia de São Paulo. Com discursos em sintonia com uma juventude sem voz e rosto, estigmatizada nos noticiários, esses artistas, entre muitos outros, foram construindo uma carreira sólida, que explodiria com o lançamento de Sobrevivendo no Inferno, disco dos Racionais de 1997, no qual a vida na prisão e a desigualidade social surgem como signos típicos do negro e do brasileiro pobre.
Em paralelo ao Rap paulistano, veio o Funk carioca. Surgido nos bailes do subúrbio/periferia do Rio de Janeiro, o ritmo foi mudando a partir do fim dos anos 1980, quando era apenas um exercício de montagens e remixagens com originais estrangeiros.
Tambem foi o momento das bandas de Recife, Pernambuco, que tiveram a ideia de misturar as influências do Funk/Rap vindas de fora com ritmos e estilos regionais como o Coco, o Maracatu e o Repente. Liderando essa onda estavam Chico Science & Nação Zumbi e mundo livre s/a, que defendiam a sintonia do lamaçal do mangue recifense com todas as periferias pobres do planeta, uma união estética e humana, que os tornava tão próximos de gente na mesma condição de desigualdade, mas que enxergava na conexão da globalização uma saída para tudo isso. Depois da morte de Chico Science, Nação Zumbi continuou carreira e hoje é uma das mais respeitadas bandas em atividade no país.
Claudinho e Buchecha, a
dupla de funk carioca mais conhecida na época.
|
Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento e contracultura surgido no Brasil a partir de 1991 em Recife (Pernambuco), que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.
Chico Science
|
Três grupos distintos, Skank, Planet Hemp e Rappa, surgiram impregnados de influências de Reggae e Dub e com capacidade de mistura ao Pop, ao Rock e até à Eletrônica. Cada um a seu jeito, os três grupos saíram de lugares improváveis (Belo Horizonte, subúrbio do Rio e Baixada Fluminense) para o estrelato no país.
E o Reggae foi muito bem representado por bandas como Cidade Negra, Natiruts, Tribo de Jah, Papas da língua, Edson Gomes entre outros.
Esta foi a década de grandes gravações de bandas de rock nacional como Paralamas do Sucesso , Titãs, Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawai entre outras lançaram novos discos, além de surgirem e sumirem inúmeras bandas independentes.
Banda Tribo de Jah
|
Quanto ao samba, surgiram várias bandas de pagode, e rádios pagodeiras.
O movimento nasceu considerado um subproduto do samba de raiz, que era classificado como um gênero maior. Mas o pagode dominou aquela década, conquistando o coração especialmente das classes C e D, embora tivesse (e ainda tenha) fãs fieis em diferentes faixas etárias e sociais.
Os principais representantes dos anos 1990 eram Molejo, Raça Negra, Soweto, Negritude Júnior, Só pra Contrariar, ArtPopular, Katinguelê, entre outros.
Uma olhada atenta para este período terá que levar em conta a presença da MTV no Brasil, que teve início em outubro de 1990. Com uma mentalidade inovadora e gradativo espaço para novos artistas nacionais e novas propostas, a emissora paulista foi responsável direta pela força que todos os artistas mencionados neste texto ganharam. Sua importância é diretamente proporcional à música relevante que se fez por aqui durante os anos 1990. Sem ela, certamente, o cenário seria muito mais empobrecido e dominado pela mesma política mercadológica das gravadoras nos anos 1980, pouco capazes de dar conta das novidades e acompanhar o que se fazia de relevante fora do país.
MTV Bumper - Moon Man: https://www.youtube.com/watch?v=XqPBUrXgrTw&list=PLId5xJ_xHV-k3ZgNju2ifMLct7-8uRKr8
Vale a pena conferir as 25 Músicas que marcaram a infância dos anos 90 neste site: https://www.letras.mus.br/blog/musicas-nacionais-anos-90/
FUNK CARIOCA
Trazido para o Brasil no final dos anos 1970, os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro (área nobre da cidade).
Apenas com o crescimento da MPB e do uso do “Canecão” – local onde os bailes aconteciam – para shows desse gênero que os “Bailes da Pesada” começaram a adentrar o subúrbio.
Esses encontros aconteciam semanalmente, mas em clubes diferentes, como descritos na obra “DJ Malborono funk”, de Suzana Macedo.
No final dessa mesma década, com a imprensa descobrindo o funk, ele começa a se espalhar por todo o país. Trata-se da popularização de um movimento que, até então, era produzido na periferia e para a periferia.
Já nos anos 1980, a ideia que dominava o funk no Brasil era o Miami bass. Gênero similar ao eletro e que possui batidas comandadas pelo DJ, porém, com letras em inglês. Como podemos perceber, o funk em nosso país ainda era predominantemente estadunidense.
Mas como ele se tornou o que conhecemos?
Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, foi o principal responsável por fazer o gênero se tornar o que é hoje. Ele quem introduziu a bateria eletrônica no gênero musical, recurso esse que perdura até os dias atuais.
Capa disco Dj Marlboro apresenta: Funk Brasil
|
No final da década de 1980, o DJ lança seu primeiro disco, intitulado “Funk Brasil”. Dali em diante, a maioria das produções no país eram inteiramente nacionais, desde a batida até as letras. Foi a chamada fase de consolidação do funk.
Bonde Do Tigrão - Vou Passar Cerol Na Mão (Martella Martellao) 2001: https://www.youtube.com/watch?v=rdfrVyCYiGM
Referência Bibliográfica:
-O Que Sobrou de Música: Brasil Anos 90, Um balanço do que realmente importou no país daquela década por Carlos Eduardo Lima | 4 de junho de 2018: https://monkeybuzz.com.br/materias/o-que-sobrou-de-musica-brasil-anos-90/
- Anos 90 - a década do pop por: Carol Rangel em 04/11/13: https://extra.globo.com/noticias/seis-que-sabem/anos-90decada-do-pop-10679670.html
- Pagode anos 90: relembre o movimento musical responsável por músicas que, duas décadas depois, todo mundo ainda sabe cantar: http://multishow.globo.com/musica/materias/pagode-anos-90.htm
- COMO O FUNK SURGIU NO BRASIL E QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS POLÊMICAS?
- Conheça a história do Funk Carioca: https://catracalivre.com.br/criatividade/conheca-a-historia-do-funk-carioca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário