terça-feira, 30 de junho de 2020

19. Jovem Guarda

Roberto Carlos, Wanderlea e Erasmo Carlos: os apresentadores do programa Jovem Guarda.
Durante a década de 1960 a música brasileira passou por um processo de politização devido aos acontecimentos políticos do final da década de 1950 e início da próxima. Com a instauração da Ditadura Militar em 1964, os opositores ao regime começaram a sofrer com censuras, perseguições e torturas,condição que se intensificou em 1968 com a promulgação do Ato Institucional n°5. Diante desse contexto, a indústria fonográfica apostou na promoção de músicas menos politizadas, como as dos cantores da Jovem Guarda.

A expressão “jovem guarda” nasceu de um programa de televisão de mesmo nome, que esteve na programação da Rede Record entre os anos de 1965 e 1968. O programa Jovem Guarda era apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos, cantores e compositores, e pela cantora Wanderléa. Mas a jovem guarda não se limitou a apenas um programa televisivo. Mais do que isso, foi um momento musical que teve grande repercussão no país.
Programa Jovem Guarda estreou na TV Record em 22 de agosto de 1965
Devido ao processo de politização e ao nacionalismo que se instaurou na música brasileira durante a década de 1960,especialmente com a MPB, muitos viram a “invasão do rock” provocada pela Jovem Guarda como de interesse do regime militar. Para muitos músicos da MPB e para os setores mais politizados da sociedade, como estudantes universitários, a Jovem Guarda servia aos interesses do regime por veicular uma música despolitizada, apática e sem autenticidade, ou seja, sem vínculos com a cultura popular do país.
Erasmo Carlos e Os Wandecos – O caderninho(1967). Ao vivo no programa Jovem Guarda.
A Jovem Guarda tinha como principal influência o rock and roll do fim da década de 1950 e início da década de 1960, ou seja, era fortemente marcada pela música estrangeira,norte-americana e inglesa. O rock chegou no Brasil no fim da década de 1950, mas seu público era bastante restrito, e coube à turma da Jovem Guarda alterar esse quadro. Em 1962, Roberto Carlos gravou uma versão em português da música do norte-americano Bobby Darin, Splish Splash, que projetou Roberto Carlos e Erasmo Carlos (o autor dessa versão)nas paradas de sucesso do país, mas foi somente com a estreia de seu programa na TV Record que o gênero se popularizou no país.

A Jovem Guarda trouxe para o país o que se pode chamar de uma “cultura roqueira”, com gírias, roupas e cabelos inspirados nos roqueiros norte-americanos e ingleses. Os Beatles, em sua fase inicial, foram uma grande influência nesse período, sendo que o estilo musical tocado pela Jovem Guarda ficou conhecido como “iê-iê-iê”, devido ao sucesso da canção She loves you dos roqueiros britânicos. As letras das músicas da Jovem Guarda, fortemente criticadas,falavam de questões dos jovens, como o amor, o beijo, o desejo sexual, o carro,o flerte etc. E muitas de suas músicas eram versões em português do rock britânico e norte-americano.
Nos primeiros quatro meses de exibição, o programa da TV Record atingiu cerca de 2,5 milhões de pessoas apenas na capital paulista.
The Golden Boys – Michelle (1966). Versão da música homônima dos Beatles.
Nota-se que o rock nasce como um ritmo rebelde em seus países de origem, porém aqui essa rebeldia era apenas aparente, uma vez que o comportamento dos músicos da Jovem Guarda não representava uma quebra nos padrões sociais estabelecidos. Seu impacto sobre esses padrões foi bastante pequeno, sutil e inocente, com namoros mais abertos,uso da minissaia, uso da guitarra elétrica, entre outros.

Ao lado da Jovem Guarda, as outras manifestações culturais juvenis ligadas à música foram muito marcantes para a transformação da sociedade, em especial com a juventude mais intelectualizada do país, como a MPB, que representava o processo de formação de uma classe de jovens contestadores. Dessa forma, para essa juventude mais intelectual, a Jovem Guarda não passava de um simples modismo adolescente e alienante.
Ronnie Von – A praça (1967).
O rock, nos EUA principalmente, era uma manifestação cultural ligada à contracultura, ao movimento hippie. Nota-se que no Brasil, porém, ele não foi o porta-voz dos movimentos juvenis de protesto, espaço ocupado por aqui pela MPB, nem da contracultura, que aqui se deu por meio do Tropicalismo. Este último acabou sofrendo com o preconceito catalisado pela Jovem Guarda quanto ao uso da guitarra elétrica e do próprio rock, sendo bastante criticado, como vimos na aula passada, apesar de não ser tão ingênuo quanto a Jovem Guarda e de representar a contestação ou até um certo engajamento político.
Capa do Disco Renato e Seus Blue Caps (com Erasmo Carmos) de 1963
Renato e seus Blue Caps – Feche os olhos
A duração da Jovem Guarda foi muito curta, uma vez que seu fim ocorreu com o cancelamento do programa televisivo em 1968. Seu impacto, porém, foi bastante significativo, popularizando o rock no Brasil, e projetando cantores de renome como Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Ronnie Von, Sérgio Reis, e Lafayette, além de bandas como Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, Os Vips, The Fevers, e Golden Boys.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. Reimpressão da 2a. ed. SãoPaulo: Publifolha, s.d. (Disponível em: https://play.google.com/store/books/details/Andr%C3%A9_Diniz_Almanaque_do_choro?id=1GcE9Cz9QC4C)
TINHORÃO, J. R. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, M. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, Martins, 1965.
MARIZ, V. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. Editora 34, 2006
WISNIK, J. M. O Coro dos Contrários. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.

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