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Roberto Carlos, Wanderlea e
Erasmo Carlos: os apresentadores do programa Jovem Guarda.
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Durante a década de 1960 a música brasileira passou por um processo de politização devido aos acontecimentos políticos do final da década de 1950 e início da próxima. Com a instauração da Ditadura Militar em 1964, os opositores ao regime começaram a sofrer com censuras, perseguições e torturas,condição que se intensificou em 1968 com a promulgação do Ato Institucional n°5. Diante desse contexto, a indústria fonográfica apostou na promoção de músicas menos politizadas, como as dos cantores da Jovem Guarda.
A expressão “jovem guarda” nasceu de um programa de televisão de mesmo nome, que esteve na programação da Rede Record entre os anos de 1965 e 1968. O programa Jovem Guarda era apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos, cantores e compositores, e pela cantora Wanderléa. Mas a jovem guarda não se limitou a apenas um programa televisivo. Mais do que isso, foi um momento musical que teve grande repercussão no país.
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Programa Jovem Guarda estreou na TV
Record em 22 de agosto de 1965
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Devido ao processo de politização e ao nacionalismo que se instaurou na música brasileira durante a década de 1960,especialmente com a MPB, muitos viram a “invasão do rock” provocada pela Jovem Guarda como de interesse do regime militar. Para muitos músicos da MPB e para os setores mais politizados da sociedade, como estudantes universitários, a Jovem Guarda servia aos interesses do regime por veicular uma música despolitizada, apática e sem autenticidade, ou seja, sem vínculos com a cultura popular do país.
Erasmo Carlos e Os Wandecos – O caderninho(1967). Ao vivo no programa Jovem Guarda.
A Jovem Guarda tinha como principal influência o rock and roll do fim da década de 1950 e início da década de 1960, ou seja, era fortemente marcada pela música estrangeira,norte-americana e inglesa. O rock chegou no Brasil no fim da década de 1950, mas seu público era bastante restrito, e coube à turma da Jovem Guarda alterar esse quadro. Em 1962, Roberto Carlos gravou uma versão em português da música do norte-americano Bobby Darin, Splish Splash, que projetou Roberto Carlos e Erasmo Carlos (o autor dessa versão)nas paradas de sucesso do país, mas foi somente com a estreia de seu programa na TV Record que o gênero se popularizou no país.
A Jovem Guarda trouxe para o país o que se pode chamar de uma “cultura roqueira”, com gírias, roupas e cabelos inspirados nos roqueiros norte-americanos e ingleses. Os Beatles, em sua fase inicial, foram uma grande influência nesse período, sendo que o estilo musical tocado pela Jovem Guarda ficou conhecido como “iê-iê-iê”, devido ao sucesso da canção She loves you dos roqueiros britânicos. As letras das músicas da Jovem Guarda, fortemente criticadas,falavam de questões dos jovens, como o amor, o beijo, o desejo sexual, o carro,o flerte etc. E muitas de suas músicas eram versões em português do rock britânico e norte-americano.
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Nos primeiros quatro meses de exibição, o
programa da TV Record atingiu cerca de 2,5 milhões de pessoas apenas na capital
paulista.
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The Golden Boys – Michelle (1966). Versão da música homônima dos Beatles.
Nota-se que o rock nasce como um ritmo rebelde em seus países de origem, porém aqui essa rebeldia era apenas aparente, uma vez que o comportamento dos músicos da Jovem Guarda não representava uma quebra nos padrões sociais estabelecidos. Seu impacto sobre esses padrões foi bastante pequeno, sutil e inocente, com namoros mais abertos,uso da minissaia, uso da guitarra elétrica, entre outros.
Ao lado da Jovem Guarda, as outras manifestações culturais juvenis ligadas à música foram muito marcantes para a transformação da sociedade, em especial com a juventude mais intelectualizada do país, como a MPB, que representava o processo de formação de uma classe de jovens contestadores. Dessa forma, para essa juventude mais intelectual, a Jovem Guarda não passava de um simples modismo adolescente e alienante.
Ronnie Von – A praça (1967).
O rock, nos EUA principalmente, era uma manifestação cultural ligada à contracultura, ao movimento hippie. Nota-se que no Brasil, porém, ele não foi o porta-voz dos movimentos juvenis de protesto, espaço ocupado por aqui pela MPB, nem da contracultura, que aqui se deu por meio do Tropicalismo. Este último acabou sofrendo com o preconceito catalisado pela Jovem Guarda quanto ao uso da guitarra elétrica e do próprio rock, sendo bastante criticado, como vimos na aula passada, apesar de não ser tão ingênuo quanto a Jovem Guarda e de representar a contestação ou até um certo engajamento político.
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Capa do Disco Renato e Seus Blue Caps (com
Erasmo Carmos) de
1963
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Renato e seus Blue Caps – Feche os olhos
A duração da Jovem Guarda foi muito curta, uma vez que seu fim ocorreu com o cancelamento do programa televisivo em 1968. Seu impacto, porém, foi bastante significativo, popularizando o rock no Brasil, e projetando cantores de renome como Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Ronnie Von, Sérgio Reis, e Lafayette, além de bandas como Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, Os Vips, The Fevers, e Golden Boys.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. Reimpressão da 2a. ed. SãoPaulo: Publifolha, s.d. (Disponível em: https://play.google.com/store/books/details/Andr%C3%A9_Diniz_Almanaque_do_choro?id=1GcE9Cz9QC4C)
TINHORÃO, J. R. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, M. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, Martins, 1965.
MARIZ, V. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. Editora 34, 2006
WISNIK, J. M. O Coro dos Contrários. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.
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