terça-feira, 30 de junho de 2020

21. Os Grandes Festivais

Marília Medalha, Edu Lobo e Momento Quatro, durante apresentação de Ponteio no Festival de 1967
Os Festivais da Canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 60, foram eventos musicais que possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo dos dias de hoje, tamanha a mobilização da população que, literalmente, vestia a camisa de seu cantor e/ou música preferida, comportando-se como um verdadeiro torcedor.
Em abril de 1965 foi realizado o primeiro festival de música popular brasileira transmitido pela TV Excelsior.
Elis Regina Arrastão Excelsior 1965: https://www.youtube.com/watch?v=F-BX3Y7h9PU
Devido ao sucesso retumbante, a emissora promoveu, no ano seguinte, a segunda edição do evento, novamente cercado de pleno êxito. Foi tão grande a repercussão que a TV Record (SP) também decidiu investir no modelo e criou o seu próprio festival, ainda no ano de 1966.
2º Festival de MPB TV Record 1966 Jair Rodrigues - Disparada: https://www.youtube.com/watch?v=QonDtLlh1bI

Em 1967 foi realizado o III Festival de Música Popular Brasileira, pela TV Record, a versão mais famosa de todas, que revelou vários novos compositores e intérpretes que acabaram escrevendo um pouco da história da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.
Nana Caymmi e Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira.

3 º Festival Record 1967 - Roda Viva - Chico Buarque: https://www.youtube.com/watch?v=fEY9Z8LJfMY

Paralelamente aos festivais paulistas, a então iniciante TV Globo lançou o Festival Internacional da Canção (FIC), que tinha o seu maior destaque na eliminatória brasileira, também lançando nomes definitivos na nossa música, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Raul Seixas, Beth Carvalho e muitos e muitos outros.
Geraldo Vandré (Pra não dizer que não falei das flores) ao vivo no III FIC - 1968: https://www.youtube.com/watch?v=0KGBS5TuDr4
Ao falar-se em música brasileira da década de 60 deve-se pensar em quatro gêneros: Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB, que, por sua vez, eram divididos em dois grupos: os “alienados” - Jovem Guarda e Bossa Nova e os “engajados” - MPB e Tropicália.
Sob esse rótulo, a música “alienada” preocupava-se com o ciúme da namorada, com a velocidade do carro, com o barquinho, a praia e o sol. Já a música “engajada” abordava temáticas de cunho social, valorizando aspectos regionais.
As músicas da Jovem Guarda e da Bossa Nova eram consideradas apolíticas, no sentido mais exato da palavra. A Jovem Guarda por ser um subproduto do rock americano e a Bossa Nova por retratar o universo da classe média da zona sul carioca.
No III Festival da Canção (1968) Caetano Veloso defende a música “ É proibido proibir ”. O público não a recebeu bem, justamente por considerá-la ‘alienada’. Entretanto, este é um perfeito exemplo de música “engajada”, já que o próprio título foi extraído das palavras de ordem dos protestos universitários contra o autoritarismo ocorrido em Paris e conhecido como ‘Maio de 68’. 
Capa do LP do III Festival da Canção de 1968

Caetano Veloso - é proibido proibir: https://www.youtube.com/watch?v=7hYxfP5q5og
O Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record de São Paulo, teve quatro edições, em 1966, 1967, 1968 e 1969, com as seguintes vencedoras:
1966: "A banda" (Chico Buarque) empatada com "Disparada" (Téo de Barros e Geraldo Vandré), a primeira interpretada por Nara Leão e a segunda por Jair Rodrigues;
A Banda - Chico Buarque De Hollanda: https://www.youtube.com/watch?v=OBDfWikT34M
1967: "Ponteio" (Edu Lobo e Capinam), interpretada por Edu Lobo e Marília Medalha. Vale ainda ressaltar que, nessa edição, a segunda, terceira e quarta colocações foram respectivamente para as canções "Domingo no parque" (Gilberto Gil), interpretada por Gil e Os Mutantes, "Roda viva" (Chico Buarque), interpretada pelo autor e pelo MPB-4, e "Alegria, alegria" (Caetano Veloso), interpretada pelo compositor e pelo grupo argentino Beat Boys;
1968: "São São Paulo meu amor" (Tom Zé), interpretada por Tom Zé, Canto 4 e Os Brasões, na votação do júri especial, e "Benvinda" (Chico Buarque), interpretada por Chico Buarque e MPB 4, na votação do júri popular;
São São Paulo Meu Amor (Tom Zé): https://www.youtube.com/watch?v=OzIS1md4btM
1969: "Sinal fechado" (Paulinho da Viola), interpretada pelo autor.
Paulinho da viola - Sinal Fechado: https://www.youtube.com/watch?v=jFhXCd2Z7k8
Além desses famosos festivais, ainda aconteceram:
I Festival Universitário de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Tupi em 1968;
I Bienal do Samba, promovida pela TV Record de São Paulo em 1968
I Festival Nordestino da Música Popular, promovido em 1969 pelos Diários e Emissoras Associados do Nordeste
Em 1975, foi realizado o Festival da Nova Música Brasileira
Em 1979, a TV Tupi realizou o Festival 79 de Música Popular
A TV Globo promoveu na década de 1980 o MPB-80
Em 1985, também pela TV Globo, foi realizado o "Festivais dos Festivais"

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
-Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. Reimpressão da 2a. ed. SãoPaulo: Publifolha, s.d. (Disponível em: https://play.google.com/store/books/details/Andr%C3%A9_Diniz_Almanaque_do_choro?id=1GcE9Cz9QC4C)
TINHORÃO, J. R. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998.
-ANDRADE, M. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, Martins, 1965.
-MARIZ, V. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
-NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
-SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. Editora 34, 2006
-WISNIK, J. M. O Coro dos Contrários. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.


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